fbpx

Mais de 700 jovens e adultos são formados pelo Projeto Espaço Cidadão em 2019

Um dos projetos educacionais desenvolvido pelo Instituto da Criança, o Espaço Cidadão concluiu o ano com a realização de 12 capacitações de instrutores, 44 turmas, 427 aulas, 180 instrutores voluntários em 21 instituições no estado do Rio de Janeiro. Com isso, o projeto formou 755 jovens e adultos em situação de risco social.

Para que esses resultados pudessem ser alcançados, o Instituto da Criança contou com importantes parceiros, responsáveis pelo patrocínio de turmas, como a Brasilcap e a PUIG.  Além disso, a Associação de Moradores de Quebra Frascos, cidade de Teresópolis/RJ, sensível à situação de vulnerabilidade social da comunidade vizinha, procurou o Instituto para desenhar ações que pudessem beneficiar  moradores da região. Desta forma, foi criado o Projeto Futuro Serrano, que visa fortalecer o relacionamento entre os núcleos comunitários do Jardim Serrano. O Espaço Cidadão foi utilizado como estratégia de desenvolvimento com a realização de duas turmas.

Outro ponto positivo foi a realização, pelo segundo ano consecutivo, da Avaliação de Eficácia do Projeto por meio de um formulário impresso semiestruturado com perguntas objetivas e abertas para os alunos aprovados no curso após um ano de conclusão. Com isso, foi possível mensurar informações como perfil dos participantes, nível de satisfação no projeto e informações sobre o grau de empregabilidade. Através da pesquisa, foi identificado que 82% dos formados do Projeto compartilharam as informações recebidas com outras pessoas, tornando se de fato agentes multiplicadores de conhecimento. Além disso, 92% citaram que sua visão sobre os assuntos foi modificada a partir das oficinas e 83% receberam informações suficientes para refletir sobre os assuntos.

Há 16 anos, o Espaço Cidadão já atendeu cerca de 17.000 adultos, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Por meio de encontros semanais, o projeto trata de temas, como cidadania, educação financeira, empreendedorismo e empregabilidade, relacionamento interpessoal, família e convivência, meio ambiente, planejamento familiar e sexualidade, além de saúde e bem-estar.

Compartilhe!