Lar Santa Catarina conclui programa que aprimora gestão organizacional

Um programa voltado à estruturação e aprimoramento da gestão das organizações da sociedade civil por meio da realização de capacitações com prática de atividades. Assim é o GIS – Gestão da Inteligência Social, um dos programas próprios do Instituto da Criança – IC. De 2016 a 2019, o Lar Santa Catarina, organização localizada em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, recebeu a iniciativa.

Em decorrência da suspensão, no final de 2016, do pagamento dos valores mensais referente ao convênio estabelecido entre o Estado do Rio de Janeiro e o Lar Santa Catarina, colocando a instituição em grave crise financeira, o Lar procurou auxílio do Instituto da Criança, que formou um grupo multidisciplinar de voluntários para atuar no desenvolvimento e melhoria de práticas organizacionais da instituição com vistas à sua autogovernabilidade e autossustentabilidade.

Foi elaborado, então, um Relatório Diagnóstico para identificar as necessidades de melhoria que, juntamente com outras ferramentas, serviu como base para a realização do Planejamento Estratégico que definiu objetivos e ações necessárias. Ao total, 13 pessoas, entre voluntários e colaboradores do IC, participaram do projeto, abordando os seguintes temas: governança, gestão administrativa, mobilização de recursos e parcerias, gestão da comunicação, conformidade legal dentre outro itens.

Para Fernanda Ávilla, fundadora do Lar Santa Catarina, ter participado do GIS foi uma experiência enriquecedora: “Tivemos a oportunidade de estar com pessoas e profissionais extremamente qualificados que ampliaram a visão e atuação do Lar, trazendo um olhar para além da causa social, para a gestão realizada no Segundo Setor, o que nos trouxe conhecimento e instrumentos para a realização de nossos projetos de forma mais eficaz e eficiente. Sou muito grata pelo Instituto da Criança pela oportunidade, destaca.

Compartilhe!