Projeto Espaço Cidadão forma mais de 50 alunos na baixada fluminense

Ganhamos novos conhecimentos. Aprender é muito importante”. São com essas palavras que João Feitosa, morador de Belford Roxo, município do Rio de Janeiro, agradece por ter participado do Espaço Cidadão, um dos projetos próprios do Instituto da Criança. No dia 14 de maio, a iniciativa formou três turmas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo – SEMASC. Com isso, 54 alunos do Projeto Social Futuro Brilhante e CRAS Santa Tereza foram beneficiados. Além do certificado de conclusão de curso, foi realizado um sorteio de duas mochilas para os alunos formados. Já os 12 instrutores voluntários do projeto receberam os certificados pela atuação.

A cerimônia de formatura contou com a participação dos formandos do projeto, seus familiares, instrutores, Instituto da Criança e representantes da SEMASC, entre eles, o Secretário de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos. O projeto atua em áreas de situação de risco social e tem mostrado que é possível melhorar a qualidade de vida de várias famílias. “Hoje, estamos formando mais três turmas de moradores do bairro de Santa Teresa e jovens do Projeto Social Futuro Brilhante. É sem dúvida um trabalho muito interessante, pois agrega valor e conhecimento”, conclui Diogo.

Por meio de uma solenidade descontraída, que contou com apresentação cultural ao som de violão do orientador social Fausto Barroso, os alunos cantaram diversas canções de Tim Maia, Zeca Pagodinho e Beth Carvalho, enquanto aguardavam para receber o certificado. Kauã Victor da Silva Fidelis, de 15 anos, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, estava entusiasmado com o momento. “Adorei todas as palestras e adquiri muito conhecimento”, destaca. 

Há 15 anos, o Espaço Cidadão já atendeu cerca de 16.000 adultos, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Por meio de encontros semanais, o projeto trata de temas, como cidadania, educação financeira, empreendedorismo e empregabilidade, eu e a Comunidade, família e Convivência, meio ambiente, planejamento familiar e sexualidade, além de saúde e bem-estar.

Compartilhe!