fbpx

COMAC inicia mais sete turmas do Projeto Espaço Cidadão

A COMAC – Comissão Municipal de Atuação Comunitária – localizada em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, está realizando, pelo segundo ano consecutivo, o Espaço Cidadão, projeto educacional desenvolvido pelo Instituto da Criança. A aula inaugural foi realizada no dia 15 de março. A iniciativa será executada por meio do programa Jovem Aprendiz e dos projetos Curso de Patrulheiros, ECA – Eu Construo o Amanhã, Acreditar, Melhor Idade e Costurando com Amor. Ao todo, somente no primeiro semestre de 2018, a previsão é que cerca de 180 alunos sejam beneficiados. A novidade é que alunos com deficiência e que residem na zona rural, considerados públicos prioritários e de grande vulnerabilidade dentro da política de assistência social, também serão beneficiados.

O projeto Espaço Cidadão será incluído nas oficinas de socioaprendizagem, dentro da política de assistência social (SUAS), do Programa Jovem Aprendiz, de uma das empresas parcerias da COMAC localizada na zona rural. “Será a primeira vez que realizaremos esta atividade na zona rural, em uma área aonde as informações não chegam com tanta velocidade quanto aqui na zona urbana. É a grande certeza da promoção da cidadania pelo conhecimento”, destaca Adriano Cândido, assistente social e coordenador de aprendizagem da COMAC.

Os temas trabalhados no projeto Espaço Cidadão são: Cidadania, Eu e a Comunidade, Empreendedorismo, Família e Convivência, Economia Doméstica, Meio Ambiente, Saúde e Bem-Estar, além de Planejamento Familiar e Sexualidade. Os temas são desenvolvidos de forma multidisciplinar nas atividades de informática, teatro, dança, mercado de trabalho, dentre outras atividades desenvolvidas pela instituição.

Há 14 anos, o Espaço Cidadão já atendeu cerca de 15.000 adultos em situação de vulnerabilidade social, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Compartilhe!