Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.

Incentivo à Leitura e Impacto nas Comunidades

Leitura para Todos: Incentivando à Leitura e Impactando Comunidades. Criado pela ALLOS em 2021, o Leitura para Todos promove a leitura na primeira infância por meio da distribuição gratuita de livros infantis nas comunidades do entorno dos shoppings, além de ações culturais e educativas de fomento à leitura. Com o apoio do Instituto da Criança, desde seu lançamento, 690 instituições participaram do projeto, com 812.073 livros distribuídos até 2024. A cada ano, novas instituições são incluídas, garantindo um alcance maior.

O projeto atua em 53 shoppings, 38 municípios, 14 estados e 5 regiões do Brasil, e tem como meta: colaborar de forma consciente para uma transformação social por meio da educação. Por isso, o projeto Leitura para Todos é uma iniciativa de médio e longo prazo, que busca criar um impacto duradouro na vida das crianças e suas comunidades.

O Leitura para Todos segue firme no compromisso de democratizar o acesso à leitura e transformar vidas, combinando a distribuição de livros com experiências literárias envolventes para crianças em todo o Brasil. Conheça os dados desse projeto gerenciado pelo Instituto da Criança desde o início:

  • 2021
  • 438 instituições beneficiadas e eventos de contação de histórias
  • 200.000 livros doados
  • +100.000 crianças impactadas

  • 2022
  • +545 instituições beneficiadas e eventos de contação de histórias
  • 200.000 livros doados
  • +134.000 crianças impactadas

  • 2023
  • 390 instituições beneficiadas e eventos de contação de histórias
  • 200.000 livros doados
  • +210.000 crianças impactadas

  • 2024
  • 341 instituições beneficiadas e eventos de contação de histórias
  • 200.000 livros doados
  • +200.000 crianças impactadas