O Diretor de Produção do Grupo Discabos, Cristiano Mazza, e sua mãe, Eunice Mazza, com o propósito de identificar um projeto de educação de jovens na área audiovisual, buscou o Instituto da Criança para desenvolver um projeto a ser patrocinado com um Fundo próprio. Para este curso, buscou-se o seguinte perfil: jovens estudantes com aptidão e desejo de fazer cursos técnicos.
O Instituto da Criança – IC – fez o levantamento de possíveis parceiros estratégicos para realização da formação técnica e, com isso, o Instituto Pepe Mazza, patrocinador da iniciativa, selecionou o CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante. O IC foi responsável pela gestão e desenvolvimento do escopo do projeto, como o planejamento de todas as etapas, cronograma, orçamento detalhado e benefícios para o público atendido.
O patrocínio contemplou um curso com duração de 4 meses, onde foram oferecidos também “soft skills” pensando em empregabilidade. Ao longo da formação foram abordados diversos temas, como principais mercados de produção audiovisual, a importância do network dentro deste mercado, meios de financiamento de projetos, formatação de roteiro, direção, edição e sonorização de vídeos, dentre outros além de palestras do Cristiano Mazza e aula prática com o Grupo Discabos. Ao final, foram formados 80 alunos, onde houve a produção de 6 curtas produzidos por eles e uma premiação das produções.
Os alunos que tiveram interesse em ingressar no mercado de trabalho receberam orientação do CEAP para criação do currículo e em abril de 2022 será realizado um dia de estágio no Grupo Discabos.
Para Wagner Silveira, um dos alunos do curso, a iniciativa foi espetacular: “mudou minha forma de enxergar o mundo e me fez crescer em várias áreas. A experiência de gravar um curta-metragem nos trouxe benefícios por estar ao lado de dentro dos filmes, tratando com atores e profissionais do audiovisual. Parabéns ao curso!”, destaca.