A redução da desigualdade social é essencial para que pessoas possam viver uma vida digna e com oportunidade de exerceram uma jornada profissional com perspectiva. Pensando nisso, o Instituto Pepe Mazza procurou o Instituto da Criança para mapear um projeto de capacitação multimídia voltado para jovens. A iniciativa selecionada para patrocínio foi o projeto do CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante – de capacitação multimídia que visa transformar a vida de 40 jovens entre 14 e 17 anos em vulnerabilidade social na zona sul de São Paulo. O projeto oferece uma educação de qualidade por meio de um curso livre de 120h, de setembro a dezembro de 2021. O Instituto da Criança é responsável por gerenciar, acompanhar as metas e os resultados sociais previstos.
O projeto conta com um laboratório multimídia que propicia a aquisição de conhecimentos e habilidades técnicas nesta área de geração de conteúdo. Além disso, desenvolve competências socioemocionais, formando profissionais completos que influenciam a sociedade por meio de seu trabalho, conciliando a demanda eminente do mercado audiovisual. O objetivo é que o jovem saia apto para criar seus próprios conteúdos, seja para projetos pessoais ou profissionais, capacitados em edição de vídeo por meio de softwares, produção de conteúdo em áudio, produção de vídeos, redação jornalística e de roteiros cinematográficos, entre outras habilidades extremamente úteis para a contemporaneidade.
A iniciativa conta com a participação ativa de Cristiano Mazza, representante do Instituto Pepe Mazza e um dos diretores da Fundação AVIXA, associação internacional de audiovisual. Além de contribuir para o projeto com aulas práticas e módulos de áudio e vídeo, o mesmo levará palestrantes com experiências nesse mercado e disponibilizará 40 bolsas para os alunos estudarem on-line em quatro cursos de audiovisual em português.