Muitas pessoas já ouviram falar sobre a neurociência, porém, poucos entendem a real importância dessa área. Para abordar o assunto, no dia 27 de julho, o #agentequeaprende, um dos programas próprios do Instituto da Criança, realizou uma edição com o tema “Neurociência e Aprendizagem”. A iniciativa tem como objetivo orientar representantes de organizações sociais integradas à rede do Instituto da Criança e demais profissionais do Terceiro Setor por meio do compartilhamento de informações pertinentes às diversas áreas de suas instituições.
Realizado de forma on-line, o encontro foi ministrado pela voluntária Lucianne Moreira, pós-graduada em Neurociência Pedagógica, chamou a atenção para o comprometimento do empreendedor social, imprescindível para a transformação social. A profissional conceituou a Neurociência, explicou as funções do cérebro e a importância do ser humano em receber estímulos para que possam ser absorvidos e armazenados.
Ao total, 32 profissionais do Terceiro Setor foram beneficiados de 15 instituições. São elas: Obra Social Dona Meca; NEAC – Núcleo Especial de Atenção à Criança; APAS – Ação Querer Bem; Instituto Rogerio Steinberg; AMA – Amigos Mãos Abertas; REF ROCINHA – Reforço escolar fundamental; Lar Santa Catarina; Aca – Casa de Bambas; Centro Social Phenix; Mano Down; Projeto Efraim; APAE- Japeri; Ceashuel; Associação Educacional Francisca Nubiana da Silva e Sociedade do Amor em Ação.
Para a palestrante Lucianne Moreira, a participação no projeto #agentequeaprende foi uma vivência enriquecedora: “Faz parte do nosso papel social instrumentalizar as Organizações da Sociedade Civil, promovendo conhecimento e acolhimento junto às equipes e educadores para que essas pessoas possam potencializar suas atuações sociais e promover ainda mais oportunidades, garantia de direitos e qualidade de vida para seus atendidos”, destaca.