Planejar é essencial. Pensar em uma organização e seu posicionamento no Terceiro Setor é, consequentemente, aliar à presença no meio digital. Apenas um site institucional já não é o suficiente para criar laços com doadores e demais partes envolvidas. As mídias sociais possuem papel importante para consolidar credibilidade e fidelização do público. No entanto, visualizar essa presença digital e social vai além de fanpage no Facebook ou um perfil no Instagram. Pensando nisso, o Instituto da Criança – IC – realizou a terceira edição de 2018 do Projeto #agentequeaprende, no dia 8 de agosto, com o tema: “Como elaborar um Plano de Comunicação em 7 passos”, ministrado pelo coordenador de comunicação do IC, Leandro Nascimento. A palestra foi realizada na UniCarioca, zona norte do Rio de Janeiro, e contou com a presença de 24 empreendedores sociais.
Durante o encontro, Leandro apresentou as etapas para a elaboração de um plano, ressaltando os benefícios que uma organização adquire quando implementado. Posicionamento da marca, definição de estratégias de investimento e contribuição na captação de recursos são uns dos benefícios. Além disso, foram apresentadas ferramentas de comunicação 100% gratuitas que qualquer organização pode utilizar para facilitar as atividades do dia a dia.
Desenvolvido desde 2012, o Projeto #agentequeaprende tem como objetivo orientar gestores de organizações sociais com acesso e compartilhamento de informações pertinentes às diversas áreas de suas instituições. Em 2017, por exemplo, a iniciativa beneficiou 214 gestores.