Instituto da Criança desenvolve projeto para construção de casa no Paraná

O trajeto São Paulo X Curitiba já fazia parte da rotina do paulista Douglas Meneses por quase quatro anos. O profissional de marketing e parceiro do Instituto da Criança, desde 2009, passava frequentemente pela BR 116, principal rodovia do Brasil. Em viagens para a capital do Paraná, no sul do país, Douglas vinha mantendo o costume de parar no comércio da rodovia para lanchar. Foi então que o paulista conheceu a paranaense Ivonei Costa, de 57 anos, dona de uma barraca que vende bolos, frutas e café.

Em conversa com Ivonei, Douglas descobriu que a barraca é alugada e toda a economia juntada ao longo de sua vida foi em prol da compra de um terreno. Com isso, grande parte do recurso obtido por meio de seu trabalho é destinado para o pagamento de aluguel. Além disso, Douglas descobriu ainda que a paranaense ficou responsável por cuidar sozinha de seus dois filhos, sendo que o mais novo faleceu em um acidente doméstico, na época, com 7 anos de idade. Já o outro com, atualmente 30 anos, passa por problemas de saúde. A aproximação entre os dois fez com que Douglas se sensibilizasse com tal situação e, com isso, foi despertada a vontade de colaborar com Ivonei.

Sem condições de realizar a construção de uma nova casa sozinho, Douglas teve a ideia de promover um evento junto a empresários paranaenses, o qual foi intitulado de “O Maior Evento Social de Curitiba”, dando início à campanha em prol de Ivonei. O objetivo foi arrecadar fundos para a construção de um novo local onde ela pudesse residir e, ao mesmo tempo, continuar gerando renda.

Realizado no Teatro Guaíra, no dia 24 de julho de 2017, o evento contou com participações de renomados palestrantes, como Reinaldo Passadori, que trabalhou técnicas para falar em público por meio da palestra “Quem não comunica, não lidera” e Pedro Werneck, com a palestra “Da inspiração à ação”, que se baseia no trabalho realizado no Instituto da Criança. O evento contou ainda com participações especiais da arquiteta Rose Guazzi, coordenadora do projeto MuellerEcoDesign Social; Lucas Cahet, palestrante e Coach Ikigai e de Jeff Áragon, famoso ilusionista.

O valor arrecadado no evento não foi o suficiente para suprir os gastos da obra. Com isso, o Instituto da Criança, em sua missão de articular ações sociais, complementou uma quantia financeira para que, então, pudesse iniciar a construção da casa, iniciada em janeiro deste ano. A previsão é que a obra finalize em julho de 2018. “O objetivo é fazer com que esta senhora tenha uma vida mais digna, uma vez que já passou por tanto sofrimento”, conclui Douglas Meneses.

 

Na foto: a casa em construção.