O Instituto da Criança – IC – seleciona ações sociais voltadas para o atendimento de crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2018, por exemplo, o IC patrocina oito ações sociais, entre elas, temos o Projeto AMUGUE – Associação de Mulheres Guerreiras, desenvolvido na COMAC – Comissão Municipal de Atuação Comunitária, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. No dia 25 de janeiro, parte da equipe da instituição esteve presente na sede do IC, no Jardim Botânico, Zonal Sul do Rio, para assinatura do termo de parceria, o qual legitima o apoio.
O projeto presta auxílios psicosocial e jurídico às mulheres, os quais familiares foram presos. Atualmente, a iniciativa atende cerca de 500 pessoas em situação de risco social.
Morena Paixão, presidente da AMUGUE, revela a satisfação em receber o apoio do IC: “Nós, que somos familiares, mães de detentos, sofremos muito preconceito, mesmo não sendo responsáveis pelos erros dos nossos filhos. Quando eu vejo que a minha dor foi transformada em justiça social, através do projeto AMUGUE, fico muito feliz em poder ter ao nosso lado o Instituto da Criança. Isto é motivo de orgulho e a certeza de que precisamos seguir em frente. Obrigada pela parceria!”, destaca a empreendedora social.
Para conferir todas as oito ações patrocinadas pelo Instituto da Criança em 2018, clique aqui.
Na foto: parte da equipe da COMAC, na sede do Instituto da Criança